top of page

Convidados Palestrantes

DSC02804_editado.jpg

ROBERTO PONTES - UFC

Poeta, crítico, ensaísta, tradutor e professor aposentado da Universidade Federal do Ceará. É membro da Cátedra UNESCO, da United Nations University - UNU, conveniada com a FACED/UFC. Sistematizador da Teoria da Residualidade, que já forneceu fundamentos teóricos para 32 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado tanto no Brasil quanto no exterior. É mestre em Literatura Brasileira (UFC) e Doutor em Literatura Portuguesa (PUC-Rio). Membro efetivo do PEN Clube do Brasil (RJ) e representante do Brasil na Mesa Diretiva da Junta Mundial de Poesia em Defesa da Humanidade, sediada no Caribe. Em 2002 representou o Brasil no Primeiro Festival de Poesia de El Salvador, e em 2007, no XII Festival Internacional de Poesia de Havana-Cuba. Tem publicados 11 livros de poemas e 2 de ensaios.

MARIA DO SOCORRO ARAGÃO - UFPB

Possui Graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Regional do Nordeste (1969), Mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1973) e Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1974). Pós-Doutorado na Université de Paris Sorbonne Nouvelle (1976-1977). Pós-Doutorado na Universidad Complutense de Madrid (1976/1978). Pós-Doutorado na Central Connecticut State University - USA (1989/1990). Atualmente é Professora Visitante Titular da Universidade Federal do Ceará e Professora Voluntária Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Linguística e Literatura, com ênfase em Sociolingüística, Dialetologia e Geolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Dialetologia, Atlas Linguísticos, Falares Regionais, Fonética e Fonologia, Língua Portuguesa e Literatura Regional.

livros_socorro aragao.jpg
s200_maria_leonor.garcia_cruz.jpg

MARIA LEONOR  GARCÍA CRUZ

- UNIVERSIDADE DE LISBOA/ PT

Doutora em Letras - História Moderna pela Universidade de Lisboa; Mestra em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, investigadora integrada do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Suas pesquisas voltam-se para a História Moderna (sec. XV - XIX) e para a História da Expansão e dos Impérios (Europa, Magrebe, América e Ásia).

FLOCEL SABATÉ - UNIVERSIDADE DE LLEIDA/ ESP

Flocel Sabaté possui Pós-Doutorado em História e Geografia Medieval pela Universidade de Barcelona, é professor catedrático de História Medieval na Universidade de Lleida, na Catalunha, onde dirige um consolidado grupo de investigação em História Medieval, o Institute for Research in Identities and Society, e o Centro de Valorização do Patrimônio Histórico, como também a revista de investigação medieval Imago temporis. Medium Aevum. Membro de diversas academias e institutos de investigação (Medieval Academy of América; Société des Antiquaires de France, Institut for Medieval History), foi professor convidado em diversas Universidades (Paris-I, Yale, Poitiers, Tuscia, UNAM), proferiu palestras e apresentações em centenas de universidades e centros de investigação em todo o mundo. É autor de mais de trezentos trabalhos na área e mais de vinte livros sobre história medieval, mostrando uma atenção especial em estudar e divulgar a mentalidade, a cotidianidade, o poder e a sociedade da Idade Média.

flocel.jpg
fotoyuri_editado.png

YURI BRUNELLO - UFC

Yuri Brunello é professor Adjunto-C, Nível II do DLE-UFC (Universidade Federal do Ceará) e membro permanente da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado obtido na Università La Sapienza de Roma em 2012. No começo de 2015 foi visiting scholar na Stanford University (UEA), enquanto cinco anos antes tinha sido visiting researcher na Concordia University of Montréal (Canadá). Graduado em Letras pela Università di Genova, obteve seu título de Mestre em Cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É coordenador do Projeto de Pesquisa Manuel Botelho de Oliveira e a nova Grecia, contemplado pela Chamada Universal MCTI/CNPq nº1/2016. É colaborador da revista semanal italiana Left e co-editor da revista Entrelaces.

Convidados Ministrantes de Minicursos

CÁSSIA M. B. NASCIMENTO - UFAM

Cássia M. B. Nascimento é doutora em Sociedade e Cultura no Amazonas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2014), com a tese A Complexidade nos Estatutos do Homem Thiago de Mello; Mestre em Letras, com área de concentração em Literatura Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2002), com a dissertação A Inovação Concreta em Xeque; Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 1999); Professora da UFAM desde 2011. É Líder do Grupo de Pesquisa Literatura em Estudos Transdisciplinares e Residuais (LETRAR), certificado pelo Diretório de Pesquisa do CNPq, e atua como docente nos Cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFAM. Coordenou o Programa de Extensão Universitária N-Linguagens, de 2012 a 2018; e o Subprojeto de Letras ? Língua Portuguesa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/UFAM), de 2014 a 2018; atuou como Diretora do Departamento de Programas Institucionais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPI/PROPESP/UFAM), entre 2015 e 2017. Atualmente é Coordenadora Acadêmica da Faculdade de Letras (FLet / UFAM), início em 2017; Coordenadora do Curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa (PARFOR/UFAM), início em 2019; Coordenadora do Projeto de Pesquisa Literatura na Escola.

Cássia_M._B_edited.jpg
Tito_edited.jpg
TITO BARROS LEAL - UVA-CE

Tito Barros Leal é professor Adjunto - Nível I (40h + DE) do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (CE). É Doutor em História (Especialidade de História e Cultura do Brasil) pela Universidade de Lisboa (2014), Mestre em Filosofia (Ética) pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Especialista em Estudos Clássicos (2005), Bacharel e Licenciado em História (2003), estes três pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nas disciplinas de História Antiga e Pesquisa em História e tem se dedicado a investigar a correlação entre História e Literatura. É Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET História UVA) e Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação Histórica (NEDHIS/UVA). É líder do GERAM - Grupo de Estudos em Residualidade Antigo-Medieval (Disponível em: https://geram-uva.wixsite.com/geram). Integra a Rede Proprietas, hoje INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br).

LEONILDO CERQUEIRA MIRANDA - UFERSA

Leonildo Cerqueira Miranda possui Graduação (2012) e Mestrado (2016) em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professor Assistente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA - Campus Caraúbas), atuando, principalmente, na área de Literatura Portuguesa, desde 2017; atuou como professor-tutor do Instituto UFC Virtual (2012-2015) e como professor efetivo da Rede Estadual de Ensino Básico do Ceará (2014-2017). É membro pesquisador do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC - UFC), grupo cadastrado no diretório de pesquisa do CNPQ e orientado pela Dra. Elizabeth Dias Martins (UFC) e pelo Dr. Roberto Pontes (UFC). Participa, ainda, do grupo de performance poética do curso de Letras da UFC, Verso de Boca, projeto de Cultura e Arte da referida universidade.

Leo.jpg
Diniz.jpg

FERNANDA MARIA DINIZ SILVA - SEDUC-CE / INSTITUTO UFC-Virtual

Fernanda Diniz é Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Letras pela UFC (2017). Possui Mestrado em Letras pela mesma universidade (2005), MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior (2017), Especialização em Gestão e Coordenação Escolar (2014) e Graduação em Letras (Português/Literaturas) pela UFC (2007). Atuou como Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará,ministrando aulas nas áreas de Literaturas Portuguesa, Brasileira e Africanas. Atualmente é professora tutora do Curso de Letras do Instituto UFC Virtual e Professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, atuando como Orientadora na Coordenadoria de Educação em Tempo Integral. Membro da Academia Maracanauense de Letras (Cadeira 25 - Patrono Pedro Lyra). Tem experiência em pesquisa e em docência na Educação Básica e no Ensino Superior, nas áreas de Letras e Educação. Como pesquisadora participa do grupo de pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural, da Universidade Federal do Ceará. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará, da Universidade Federal do Ceará

MARY NASCIMENTO DA SILVA LEITÃO - UFC

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará com área de concentração em Literatura Comparada. Mestre em Letras pela mesma universidade. Graduada em Letras com habilitação em Português e Literatura também pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC - UFC). Membro do grupo de performance poética CONVERSO.

Mary_edited.jpg
Cássia_Silva_edited.jpg

CÁSSIA ALVES SILVA - IFCE

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus Tauá.

JÉSSICA THAIS LOIOLA SOARES - IFCE

Graduada em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal do Ceará, é mestra e doutoranda em Literatura Comparada pela referida Universidade. Foi professora da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, da Universidade Aberta do Brasil, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e, atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal do Ceará, lecionando no Curso de Graduação em Letras do campus Umirim. Integra o grupo de pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural (UFC), cadastrado no CNPq, e coordena o grupo de pesquisa em Literatura, Residualidade e Transdisciplinaridade (IFCE). Participa do Grupo Ceará em Letras, que publica anualmente artigos acerca de obras de autores cearenses. Tendo iniciado seu trabalho com a poesia falada em 2009, quando passou a integrar o grupo Verso de Boca (UFC), prossegue atuando como intérprete de poemas e propagadora da arte da poesia falada, por meio de apresentações artísticas, palestras, cursos e criação de novos grupos de performance poética, a exemplo do Verbo di-Verso (EEEP Joaquim Moreira de Sousa - Fortaleza/CE), do Poemar (IFCE - campus Baurité) e do Entreversos (IFCE - campus Umirim).

Loiola_edited.jpg
bottom of page