top of page
Residualidade
 
A Teoria da Residualidade baseia-se no pressuposto de que “nada é novo na literatura nem na cultura, pois tudo remanesce de outros tempos e/ou espaços” (PONTES). Assim, os resíduos de outras épocas e culturas são o objeto de estudo do Grupo, perceptíveis estes através do modo de sentir, pensar e viver o mundo de culturas de qualquer espaço/tempo que dialogam na fabulação do texto criativo.

Os conceitos de resíduo, mentalidade, cristalização, endoculturação e hibridação cultural foram desenvolvidos a partir da contribuição de autores dos campos da História, Sociologia, Antropologia, Literatura, Filosofia, Química, Mineralogia, e outros, como Guerreiro Ramos, Luis Soler, Roque de Barros Laraia, Jacques Le Goff, Georges Duby, Pierre Nora, Raymond Williams, Levy-Bruhl, André Jolles, Ernesto Grassi, Gaston Bachelard, Fustel de Coulanges, Ernst Robert Curtius, Darcy Ribeiro, Néstor Canclini, Peter Burke, e naturalmente os de Pontes e seus pesquisadores.

Seguem de modo sintético, os resultados parciais da titulação de alunos e da pesquisa obtida com base na teoria da residualidade, produto do trabalho que temos desenvolvido no GERLIC, juntamente com o Prof. Roberto Pontes:

Dissertações e teses defendidas

  • 40 dissertações de mestrado na Universidade Federal do Ceará-UFC, na Universidade Federal do Amazonas-UFAM e Universidade de Coimbra-UC.

  • 7 teses de doutorado na UFC, UFAM e Pontifícia Universidade Católica-PUC/RJ.

 

Supervisão de Pós-Doutorado

  • 1 Projeto de Pós-Doutorado – UFC/Universidade Federal do Maranhão-UFMA.

 

Em andamento

  • 8 dissertações na UFC, UFAM e UEA.

  • 5 teses na UFC, UFAM, Universidade Nacional de Brasília-UNB e Universidade de Coimbra-UC.

 

No Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq há, no momento, 4 grupos de estudos registrados com apoio teórico na residualidade: GERLIC – UFC; GIELLUS – UEPB; LETRAR – UFAM; GERAM – UVA (na área de História).

 

GERLIC

 

O Grupo de Estudo de Residualidade Literária e Cultural – GERLIC é registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e no Diretório de Pesquisa do CNPq desde 2002.  Atua no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará desde 2005 com o objetivo de agregar pesquisadores na área delineada em seu título.

bottom of page